terça-feira, 14 de junho de 2011

Uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação, do Ministério da Educação, objetiva que todas as crianças saibam ler e escrever até os oito anos de idade.


EIXO COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA

Descritores de capacidades/habilidades:

  1. Utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita na sociedade;
  2. Conhecer os usos e as funções sociais da escrita;
  3. Conhecer os usos da escrita na cultura escolar;
  4. Desenvolver as capacidades necessárias para o uso da escrita no contexto.

EIXO APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA

Descritores de habilidades:

  1. Diferenciar letras de outros sinais gráficos;
  2. Identificar as letras do alfabeto;
  3. Reconhecer palavras como unidade gráfica;
  4. Distinguir diferentes tipos de letras;
  5. Identificar sílabas ouvidas e/ou lidas;
  6. Identificar a relação fonema e grafema;
  7. Ler palavras;
  8. Localizar informações em textos;
  9. Inferir informações;
  10. Identificar o assunto de um texto lido ou ouvido.

EIXO LEITURA

Descritores de habilidades:

  1. Antecipar o assunto do texto, com base em título, subtítulo e imagens;
  2. Identificar finalidades e funções da leitura em função do reconhecimento do suporte do gênero e da contextualização do texto;
  3. Reconhecer as relações de continuidade temática.

EIXO ESCRITA

Descritores de habilidades:

  1. Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções em vários gêneros;
  2. Produzir textos escritos de gêneros diversos, adequados aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de circulação.

EIXO ORALIDADE

Descritores de habilidades:

1.    Participar das interações cotidianas em sala de aula;
2.    Respeitar a diversidade das formas de expressão oral manifestas por colegas, professores e funcionários da escola, bem como por pessoas da comunidade extra-escolar;
3.    Usar a língua falada em diferentes situações escolares, buscando empregar a variedade lingüística adequada;
4.    Planejar a fala em situações formais;
5.    Realizar com pertinência tarefas cujo desenvolvimento dependa de escuta atenta e compreensão.
                
Para avaliar a progressão da aprendizagem nesses cinco eixos do processo de alfabetização e letramento, o (a) professor (a) deverá verificar:

Ø  Quais capacidades de leitura e escrita os alunos dominam;
Ø  Quais capacidades de leitura e escrita o (a) professor (a) agregou ao desempenho de seus alunos em um ano de escolaridade;
Ø  Quais dificuldades em leitura e escrita os alunos apresentam;
Ø  Quais capacidades ainda necessitam ser consolidadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Ø 
            FONTE: RIOS, Zoé; LIBÂNIO, Márcia. DA ESCOLA PARA CASA: ALFABETIZAÇÃO. Belo Horizonte: RHJ, 2009.

“As crianças - todas as crianças, garanto - estão dispostas para a aventura da aprendizagem inteligente. Estão fartas de ser tratadas como infradotadas ou como adultos em miniatura. São o que são e têm direito a ser o que são: seres mutáveis por natureza, porque aprender e mudar é seu modo de ser no mundo.”
FERREIRO, Emilia. Passado e Presente dos Verbos Ler e Escrever. Corte.

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