sexta-feira, 17 de junho de 2011

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA DESENVOLVER A LEITURA E A ESCRITA

As atividades sugeridas abaixo irão pre­parar a criança para um melhor desempe­nho nas atividades escritas e darão suporte durante todo o processo de alfabetização.

·         Trabalho intenso com os nomes das cri­anças, destacando as letras iniciais - ativi­dades variadas com fichas, crachás e alfa­beto móvel.
·         Contato com farto e variado material escrito - revistas, jornais, cartazes, livros, jo­gos, rótulos, embalagens, textos do profes­sor e dos alunos, músicas, poesias, parlendas, entre outros.
·         Observação de atos de leitura e escrita.
·         Audição de leitura com e sem imagem - notícias, propagandas, histórias, cartas, bi­lhetes etc.
·         Hora de leitura - livros, revistas e jor­nais à escolha da criança.
·         Atividades de escrita espontânea - lis­tas, relatórios, auto-ditado.
·         Atividades para distinção de letras e numerais.
·         Manipulação intensa do alfabeto móvel.
·         Desenho livre, pintura, modelagem, re­corte, dobradura.
·         Caixa com palavras ou nomes significa­tivos - de cada aluno ou da classe.
·         Classificação de palavras ou nomes que se parecem - as que começam com a mesma le­tra, as que possuem o mesmo número de le­tras, palavras grandes e pequenas etc.
·         Memorização de como se escrevem al­gumas palavras (fonte de conflito).
·         Jogos diversos
Ø  bingo de letras, de iniciais de nomes, de nomes e outros,
Ø   memória de letras, nomes, desenhos;
Ø  dominós associando nomes e iniciais, desenhos, letras;
Ø  baralho de nomes, figuras;
Ø  quebra-cabeças variados com gravuras, nomes, letras;
Ø  pescaria de nomes, letras iniciais ou de letras do alfabeto.
·         Jogos com cartões:
Ø  parear cartões com nomes iguais;
Ø  parear cartões com desenhos;
Ø  parear cartões com letras.
·         Jogos com o alfabeto móvel:
Ø  cobrir fichas ou crachás;
Ø  formar o próprio nome e os dos colegas à vista do modelo;
Ø  separar e agrupar letras iguais;
Ø  classificar letras segundo número de aberturas e hastes, partes fechadas e hastes, curvas ou retas.

·         Álbuns:
Ø  de rótulos e embalagens;
Ø  de nomes e retratos ou auto-retrato;
Ø  da história de vida da criança.
·         Jogos e brincadeiras orais:
Ø  com rimas;
Ø  adivinhações;
Ø  telefone sem fio;
Ø  hora de surpresa;
Ø  recados orais;
Ø  jornal falado.
·         Outras atividades e brincadeiras:
Ø  leitura de poesias e quadrinhos, parlendas, músicas etc.
Ø  planejamento da rotina do dia;
Ø  avaliação dos trabalhos do dia;
Ø  relatório oral de experiências;
Ø  histórias mudas;
Ø  produção de texto oral - coletivo;
Ø  conversa informal;
Ø  correio;
Ø  etiquetação de objetos;
Ø  estudo e interpretação de gravuras;
Ø  jogos de atenção;
Ø  análise e síntese de palavras;
Ø  interpretação oral de textos;
Ø  reescrita com representação através de desenhos do texto trabalhado;
Ø  reconto e reescrita de histórias e de outros textos;
Ø  auto ditado  e escritas espontâneas.
Ø  Leitura compartilhada (leitura diária, de preferência feita no inicio da aula de variados gêneros textuais, somente pelo simples prazer de ler e oportunizar o contexto da criança com a leitura);
Ø  Revisão de textos;
Ø  Produção de texto coletivo – professor sendo o escriba do texto ditado pelos alunos.
Ø  Duplas produtivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário