sexta-feira, 17 de junho de 2011

AJUSTE DE LEITURA

Canções, poesias e parlendas são úteis para se chegar à incrível mágica de fazer a criança ler sem saber ler. Quando ela decora uma cantiga, pode acompanhar com o dedinho as letras que formam as estrofes. Conhecendo o que está escrito, resta descobrir como isso foi feito. Se o

aluno sabe que o título é Atirei o Pau no Gato, ele tenta ler e verificar o que está escrito com base no que sabe sobre as letras e as palavras - sempre acompanhado pelo professor.

Dar uma folha para cada aluno para eles tentarem ler. Ler junto com eles num cartaz. Pedir para eles circularem determinadas palavras nas folhas deles e ao final no cartaz. Quem tiver dificuldade, peça para cantar a música até encontrar a palavra.

Texto memorizado: ler antes de saber ler convencionalmente.

Neste trabalho, o professor:
-Propõe a reflexão sobre o sistema alfabético de escrita.
- Proporciona situações reais de leitura com cantigas, parlendas e outros gêneros.
- Permite que os alunos estabeleçam uma relação entre o oral e o escrito.

 
       Etapas:

1.    Perguntar quais cantigas todos os alunos conhecem;
2.    Memorizar previamente a canção;
3.    Escrever a letra da cantiga num papel pardo e colocá-lo na parede;

4.    Entregar uma cópia para cada aluno;
5.    Cantar a música, acompanhando a letra, apontando e fazendo o ajuste do falado ao escrito conforme ela vai sendo cantada;
6.    Pedir aos alunos que encontrem palavras da música fazendo intervenções quando necessário.
Ex.: Pedi a palavra VOVÓ e o aluno mostra VOOU, instigá-lo a perceber a letra inicial e a final da palavra, levando-o a palavra solicitada.
FONTE: Revista Nova Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário