sexta-feira, 17 de junho de 2011

LEITURA COMPARTILHADA

Leitura  prazer  ou  leitura  compartilhada  é  o momento  inicial  da  aula,  no  qual  o  professor  vai  ler  para  o  aluno,  pelo  simples  prazer  de  ler.

O  professor  deve  fazer  desse  momento um  momento  especial, pois a  partir  daí  é  que  o  aluno  começa  a  demonstrar  maior  interesse  pela  leitura,  principalmente  se  ele  não  vivencia  isso  em  sua  casa.
Sugestões:


- O  professor  deverá  ler  vários  gêneros  textuais  para  os  alunos;
 - ao  iniciar  uma  leitura,  sempre  informar  a  fonte;
- fazer  previamente  alguns  combinados  para  que  a  leitura  transcorra  num  clima  tranquilo,  sem  interrupções;
- ao  ler  um  texto  para  a  classe  capriche  na  entonação  e  no  tom  de  voz, a  clareza  na  pronúncia  das  palavras  e  a  dramatização  criada  em  determinadas  passagens  são  ingredientes  que  contribuem  para  o  desenvolvimento  dos  pequenos;   
- ler  a  versão  na integra,  sem  substituir  palavras;
- parar  a  leitura  em  determinado  ponto (escolhido  previamente)  e  pedir  que  os  alunos  imaginem  o  que poderá  acontecer  a   partir  dali.  Ao  antecipar  os  acontecimentos,  o  leitor  coloca  suas  expectativas  e  cria  possibilidades  abertas  pelo  enredo.

 A  leitura  compartilhada  faz  com  que  os  alunos  habituem-se  a  momentos em  que  se  lê  simplesmente  para  conhecer  a  história  e  se  aproximar  da  prática  social  da  leitura.

 
 " ...Com todas essas leituras o professor pretende mostrar-se enquanto modelo, isto é, que gosta de ler, além de mostrar que a leitura abre as portas de um mundo imenso, tanto de imaginação como de informação e formação.”

Prof. João César, em seu Projeto Pedagógico 2010:
“Leitura: fonte de prazer e de formação do cidadão-leitor crítico”

Nenhum comentário:

Postar um comentário