EIXO COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
Descritores de capacidades/habilidades:
- Utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita na sociedade;
- Conhecer os usos e as funções sociais da escrita;
- Conhecer os usos da escrita na cultura escolar;
- Desenvolver as capacidades necessárias para o uso da escrita no contexto.
EIXO APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
Descritores de habilidades:
- Diferenciar letras de outros sinais gráficos;
- Identificar as letras do alfabeto;
- Reconhecer palavras como unidade gráfica;
- Distinguir diferentes tipos de letras;
- Identificar sílabas ouvidas e/ou lidas;
- Identificar a relação fonema e grafema;
- Ler palavras;
- Localizar informações em textos;
- Inferir informações;
- Identificar o assunto de um texto lido ou ouvido.
EIXO LEITURA
Descritores de habilidades:
- Antecipar o assunto do texto, com base em título, subtítulo e imagens;
- Identificar finalidades e funções da leitura em função do reconhecimento do suporte do gênero e da contextualização do texto;
- Reconhecer as relações de continuidade temática.
EIXO ESCRITA
Descritores de habilidades:
- Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções em vários gêneros;
- Produzir textos escritos de gêneros diversos, adequados aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de circulação.
EIXO ORALIDADE
Descritores de habilidades:
1. Participar das interações cotidianas em sala de aula;
2. Respeitar a diversidade das formas de expressão oral manifestas por colegas, professores e funcionários da escola, bem como por pessoas da comunidade extra-escolar;
3. Usar a língua falada em diferentes situações escolares, buscando empregar a variedade lingüística adequada;
4. Planejar a fala em situações formais;
5. Realizar com pertinência tarefas cujo desenvolvimento dependa de escuta atenta e compreensão.
Para avaliar a progressão da aprendizagem nesses cinco eixos do processo de alfabetização e letramento, o (a) professor (a) deverá verificar:
Ø Quais capacidades de leitura e escrita os alunos dominam;
Ø Quais capacidades de leitura e escrita o (a) professor (a) agregou ao desempenho de seus alunos em um ano de escolaridade;
Ø Quais dificuldades em leitura e escrita os alunos apresentam;
Ø Quais capacidades ainda necessitam ser consolidadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Ø
FONTE: RIOS, Zoé; LIBÂNIO, Márcia. DA ESCOLA PARA CASA: ALFABETIZAÇÃO. Belo Horizonte: RHJ, 2009.
“As crianças - todas as crianças, garanto - estão dispostas para a aventura da aprendizagem inteligente. Estão fartas de ser tratadas como infradotadas ou como adultos em miniatura. São o que são e têm direito a ser o que são: seres mutáveis por natureza, porque aprender e mudar é seu modo de ser no mundo.”
FERREIRO, Emilia. Passado e Presente dos Verbos Ler e Escrever. Corte.
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