Leitura prazer ou leitura compartilhada é o momento inicial da aula, no qual o professor vai ler para o aluno, pelo simples prazer de ler.
O professor deve fazer desse momento um momento especial, pois a partir daí é que o aluno começa a demonstrar maior interesse pela leitura, principalmente se ele não vivencia isso em sua casa.
Sugestões:
- O professor deverá ler vários gêneros textuais para os alunos;
- ao iniciar uma leitura, sempre informar a fonte;
- fazer previamente alguns combinados para que a leitura transcorra num clima tranquilo, sem interrupções;
- ao ler um texto para a classe capriche na entonação e no tom de voz, a clareza na pronúncia das palavras e a dramatização criada em determinadas passagens são ingredientes que contribuem para o desenvolvimento dos pequenos;
- ler a versão na integra, sem substituir palavras;
- parar a leitura em determinado ponto (escolhido previamente) e pedir que os alunos imaginem o que poderá acontecer a partir dali. Ao antecipar os acontecimentos, o leitor coloca suas expectativas e cria possibilidades abertas pelo enredo.
A leitura compartilhada faz com que os alunos habituem-se a momentos em que se lê simplesmente para conhecer a história e se aproximar da prática social da leitura.
O professor deve fazer desse momento um momento especial, pois a partir daí é que o aluno começa a demonstrar maior interesse pela leitura, principalmente se ele não vivencia isso em sua casa.
Sugestões:
- O professor deverá ler vários gêneros textuais para os alunos;
- ao iniciar uma leitura, sempre informar a fonte;
- fazer previamente alguns combinados para que a leitura transcorra num clima tranquilo, sem interrupções;
- ao ler um texto para a classe capriche na entonação e no tom de voz, a clareza na pronúncia das palavras e a dramatização criada em determinadas passagens são ingredientes que contribuem para o desenvolvimento dos pequenos;
- ler a versão na integra, sem substituir palavras;
- parar a leitura em determinado ponto (escolhido previamente) e pedir que os alunos imaginem o que poderá acontecer a partir dali. Ao antecipar os acontecimentos, o leitor coloca suas expectativas e cria possibilidades abertas pelo enredo.
A leitura compartilhada faz com que os alunos habituem-se a momentos em que se lê simplesmente para conhecer a história e se aproximar da prática social da leitura.
" ...Com todas essas leituras o professor pretende mostrar-se enquanto modelo, isto é, que gosta de ler, além de mostrar que a leitura abre as portas de um mundo imenso, tanto de imaginação como de informação e formação.”
Prof. João César, em seu Projeto Pedagógico 2010:
“Leitura: fonte de prazer e de formação do cidadão-leitor crítico”
Nenhum comentário:
Postar um comentário