SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA DESENVOLVER A LEITURA E A ESCRITA
As atividades sugeridas abaixo irão preparar a criança para um melhor desempenho nas atividades escritas e darão suporte durante todo o processo de alfabetização.
· Trabalho intenso com os nomes das crianças, destacando as letras iniciais - atividades variadas com fichas, crachás e alfabeto móvel.
· Contato com farto e variado material escrito - revistas, jornais, cartazes, livros, jogos, rótulos, embalagens, textos do professor e dos alunos, músicas, poesias, parlendas, entre outros.
· Observação de atos de leitura e escrita.
· Audição de leitura com e sem imagem - notícias, propagandas, histórias, cartas, bilhetes etc.
· Hora de leitura - livros, revistas e jornais à escolha da criança.
· Atividades de escrita espontânea - listas, relatórios, auto-ditado.
· Atividades para distinção de letras e numerais.
· Manipulação intensa do alfabeto móvel.
· Desenho livre, pintura, modelagem, recorte, dobradura.
· Caixa com palavras ou nomes significativos - de cada aluno ou da classe.
· Classificação de palavras ou nomes que se parecem - as que começam com a mesma letra, as que possuem o mesmo número de letras, palavras grandes e pequenas etc.
· Memorização de como se escrevem algumas palavras (fonte de conflito).
· Jogos diversos
Ø bingo de letras, de iniciais de nomes, de nomes e outros,
Ø memória de letras, nomes, desenhos;
Ø dominós associando nomes e iniciais, desenhos, letras;
Ø baralho de nomes, figuras;
Ø quebra-cabeças variados com gravuras, nomes, letras;
Ø pescaria de nomes, letras iniciais ou de letras do alfabeto.
· Jogos com cartões:
Ø parear cartões com nomes iguais;
Ø parear cartões com desenhos;
Ø parear cartões com letras.
· Jogos com o alfabeto móvel:
Ø cobrir fichas ou crachás;
Ø formar o próprio nome e os dos colegas à vista do modelo;
Ø separar e agrupar letras iguais;
Ø classificar letras segundo número de aberturas e hastes, partes fechadas e hastes, curvas ou retas.
· Álbuns:
Ø de rótulos e embalagens;
Ø de nomes e retratos ou auto-retrato;
Ø da história de vida da criança.
· Jogos e brincadeiras orais:
Ø com rimas;
Ø adivinhações;
Ø telefone sem fio;
Ø hora de surpresa;
Ø recados orais;
Ø jornal falado.
· Outras atividades e brincadeiras:
Ø leitura de poesias e quadrinhos, parlendas, músicas etc.
Ø planejamento da rotina do dia;
Ø avaliação dos trabalhos do dia;
Ø relatório oral de experiências;
Ø histórias mudas;
Ø produção de texto oral - coletivo;
Ø conversa informal;
Ø correio;
Ø etiquetação de objetos;
Ø estudo e interpretação de gravuras;
Ø jogos de atenção;
Ø análise e síntese de palavras;
Ø interpretação oral de textos;
Ø reescrita com representação através de desenhos do texto trabalhado;
Ø reconto e reescrita de histórias e de outros textos;
Ø auto ditado e escritas espontâneas.
Ø Leitura compartilhada (leitura diária, de preferência feita no inicio da aula de variados gêneros textuais, somente pelo simples prazer de ler e oportunizar o contexto da criança com a leitura);
Ø Revisão de textos;
Ø Produção de texto coletivo – professor sendo o escriba do texto ditado pelos alunos.
Ø Duplas produtivas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário