Características
· Escrever e desenhar tem o mesmo significado;
· Não relaciona a escrita com a fala;
· Não diferencia letras de números;
· Reproduz traços típicos da escrita de forma desordenada;
· Acredita que coisas grandes têm um nome grande e coisas pequenas têm nome um nome pequeno (realismo nominal);
· Usa as letras do nome para escrever tudo;
· Não aceita que seja possível escrever e ler com menos de três letras;
· Leitura global: Lê a palavra como um todo.
Conflitos vividos pela criança nesta etapa:
· Que sinais usar para escrever palavras.
· Conhecer o significado dos sinais escritos.
Avanços:
· Diferenciar o desenho da escrita;
· Perceber as letras e seus sons;
· Identificar e escrever o próprio nome;
· Identificar o nome dos colegas;
· Perceber que usamos letras em diferentes posições.
Atividades favoráveis
· Desenhar e escrever o que desenhou;
· Usar, reconhecer e ler o nome em situações significativas: chamada, marcar atividades, objetos, utilizá-lo em jogos, bilhetes, etc;
· Ter contato com diferentes portadores de textos;
· Frequentar a biblioteca, banca de jornal, etc;
· Conversar sobre a função da escrita;
· Utilizar letras móveis para pesquisar nomes, reproduzir o próprio nome ou dos amigos;
· Bingo de letras;
· Produção oral de histórias;
· Escrita espontânea;
· Textos coletivos tendo o professor como escriba;
· Aumentar o repertório de letras;
· Leitura dos nomes das crianças da classe, quando isto for significativo;
· Comparar e relacionar palavras;
· Produzir textos de forma não convencional;
· Identificar personagens conhecidos a partir de seus nomes, ou escrever seus nomes de acordo com sua possibilidade;
· Recitar textos memorizados: parlendas, poemas, músicas, etc;
· Atividades em que seja preciso reconhecer e completar a letra inicial e a letra final;
· Escrita de listas em que isto tenha significado: listar o que usamos na hora do lanche, o que tem numa festa de aniversário, etc.
SILÁBICA
HIPÓTESE SILÁBICA SEM VALOR SONORO
HIPÓTESE SILÁBICA COM VALOR SONORO
Características:
• Para cada fonema, usa uma letra para representá-lo;
• Pode, ou não, atribuir valor sonoro à letra;
• Pode usar muitas letras para escrever e ao fazer a leitura, apontar uma letra para cada fonema;
• Ao escrever frases, pode usar uma letra para cada palavra.
• Para cada fonema, usa uma letra para representá-lo;
• Pode, ou não, atribuir valor sonoro à letra;
• Pode usar muitas letras para escrever e ao fazer a leitura, apontar uma letra para cada fonema;
• Ao escrever frases, pode usar uma letra para cada palavra.
Conflitos vividos pela criança:
• A escrita está vinculada à pronúncia das partes da palavra?
• Como ajustar a escrita à fala?
• Qual a quantidade mínima de letras necessárias para se escrever?
Avanços:
- Atribuir valor sonoro às letras;
- Aceitar que não é preciso muitas letras para se escrever, apenas o necessário para representar a fala.
Atividades favoráveis:
• Todas as atividades do nível anterior;
• Comparar e relacionar escritas de palavras diversas;
• Escrever pequenos textos memorizados (parlendas, poemas, músicas, trava-línguas...);
• Completar palavras com letras para evidenciar seu som:
• Todas as atividades do nível anterior;
• Comparar e relacionar escritas de palavras diversas;
• Escrever pequenos textos memorizados (parlendas, poemas, músicas, trava-línguas...);
• Completar palavras com letras para evidenciar seu som:
camelo = c__m__l__ ou __a__e__o.
• Relacionar personagens a partir do nome escrito;
• Relacionar figura às palavras, através do reconhecimento da letra inicial;
• Ter contato com a escrita convencional em atividades significativas: reconhecer letras em um pequeno texto conhecido;
• Relacionar personagens a partir do nome escrito;
• Relacionar figura às palavras, através do reconhecimento da letra inicial;
• Ter contato com a escrita convencional em atividades significativas: reconhecer letras em um pequeno texto conhecido;
• Leitura de textos conhecidos;
• Cruzadinha;
• Caça-palavras;
• Completar lacunas em textos e palavras;
• Construir um dicionário ilustrado, desde que o tema seja significativo;
• Evidenciar rimas entre as palavras;
• Usar o alfabeto móvel para escritas significativas;
• Jogos variados para associar o desenho e seu nome;
• Colocar letras em ordem alfabética;
• Contar a quantidade de palavras de uma frase.
• Caça-palavras;
• Completar lacunas em textos e palavras;
• Construir um dicionário ilustrado, desde que o tema seja significativo;
• Evidenciar rimas entre as palavras;
• Usar o alfabeto móvel para escritas significativas;
• Jogos variados para associar o desenho e seu nome;
• Colocar letras em ordem alfabética;
• Contar a quantidade de palavras de uma frase.
SILÁBICO-ALFABÉTICO
Características:
Características:
• Compreende que a escrita representa os sons da fala;
• Percebe a necessidade de mais de uma letra para a maioria das sílabas;
• Reconhece o som das letras;
• Pode dar ênfase a escrita do som só das vogais ou só das consoantes bola= AO ou BL;
• Atribui o valor do fonema em algumas letras: cabelo= kblo.
• Percebe a necessidade de mais de uma letra para a maioria das sílabas;
• Reconhece o som das letras;
• Pode dar ênfase a escrita do som só das vogais ou só das consoantes bola= AO ou BL;
• Atribui o valor do fonema em algumas letras: cabelo= kblo.
Conflitos vividos pela criança nesta etapa:
• Como fazer a escrita dela ser lida por outras pessoas?
• Como separar as palavras na escrita se isto não acontece na fala?
• Como adequar a escrita à quantidade mínima de caracteres?
• Como separar as palavras na escrita se isto não acontece na fala?
• Como adequar a escrita à quantidade mínima de caracteres?
Avanços:
· Usar mais de uma letra quando necessário;
· Atribuir o valor sonoro das letras.
Atividades favoráveis:
· As mesmas do nível anterior;
· Separar as palavras de um texto memorizado;
· Generalizar os conhecimentos para escrever palavras que não conhece: associar o GA do nome de GABRIELA para escrever garota, gaveta...;
· Ditado de palavras conhecidas;
· Produzir pequenos textos;
· Reescrever histórias.
ALFABÉTICO
Características:
• Compreende a função social da escrita;
• Conhece o valor sonoro de todas ou quase todas as letras;
• Apresenta estabilidade na escrita das palavras;
• Compreende que cada letra corresponde aos menores valores sonoros da sílaba;
• Procura adequar a escrita à fala;
• Faz leitura com ou sem imagem;
• Inicia preocupação com as questões ortográficas;
• Separa as palavras quando escreve frases;
• Produz textos de forma convencional.
• Conhece o valor sonoro de todas ou quase todas as letras;
• Apresenta estabilidade na escrita das palavras;
• Compreende que cada letra corresponde aos menores valores sonoros da sílaba;
• Procura adequar a escrita à fala;
• Faz leitura com ou sem imagem;
• Inicia preocupação com as questões ortográficas;
• Separa as palavras quando escreve frases;
• Produz textos de forma convencional.
Conflitos vividos pela criança nesta etapa:
• Por que escrevemos de uma forma e falamos de outra?
• Como distinguir letras, sílabas e frases?
• Como aprender as convenções da língua escrita?
• Como distinguir letras, sílabas e frases?
• Como aprender as convenções da língua escrita?
Avanços:
• Preocupação com as questões ortográficas e textuais (parágrafo e pontuação);
• Usar a letra cursiva.
Atividades favoráveis:
• Todas as anteriores;
• Leituras diversas;
• Escrita de listas de palavras que apresentem as mesmas regularidades ortográficas em momentos em que isto seja significativo;
• Leituras diversas;
• Escrita de listas de palavras que apresentem as mesmas regularidades ortográficas em momentos em que isto seja significativo;
• Atividades a partir de um texto: leitura, localização de palavras ou frases, ordenar o texto;
• Jogos diversos com bingo de letras e palavras, forca...
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